7 de abril de 2014

Depressão


Todos nós passamos por momentos de dificuldades, tem aquelas pessoas mais "duronas" que conseguem se importar menos com tal assunto. Já passei por momentos difíceis, quem nunca? Pra sua informação muitas pessoas! E é assim que tudo começa, pessoas que sempre tiveram uma vida boa, quando passa por uma turbulência não consegue voltar, e acaba caindo na depressão. O que é depressão?


É um distúrbio afetivo, que quando há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima que aparecem com frequência. Algumas pessoas por acontecimentos amorosos, outros por causa de morte, outros por perca de emprego ou mudanças drásticas em suas vidas. E tem aquelas que não aguentam mais o seu cotidiano e por ser algo tão "normal", sua vida perde toda a "graça". Alguns cometem suicídio, podem desejar a morte, também acontece a interpretação negativa da realidade, tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento", para si e o seu mundo. Mas por que isso acontece tanto? Um dos primeiros posts que eu fiz aqui, estava abordando o tema "sobre o que é viver", que todos nós que fazemos nosso padrão, mas nem sempre estão satisfeitos causando o desânimo e acabando se distanciando de tudo que o animava, pensando demais, sempre reclamando, saudades, perca, dor, tudo pode levar para conhecer a o tal "cachorro preto".

Todos nós podemos um dia passar por isso. Conheci um menino de 13 anos, ele era lindo, mas vivia pelos cantos, sem amigos e sempre se isolando mais no seu próprio mundo, se escondendo e sempre dizendo que estava tudo bem. Eu sabia que tinha algo bem errado nele, os olhos dele eram pesados, uma boca linda, porém eram roxa, uma pele pálida, com uma aparência doente, mas ninguém prestava atenção nele, mas eu sim. Um dia vi ele saindo de uma clínica que tinha algo a ver com psicólogos, liguei uma coisa a outra e ele só podia ter depressão. No outro dia fui perguntar pra ele o que ele fazia lá, inventou uma desculpa, mas eu sabia que ele é que estava indo se consultar naquela clínica. Sabia que no fundo ele não queria me contar apenas por medo, as pessoas julgam demais. Chamei ele para o shopping e como ele não gostava de sair na rua, fui buscar-lo em casa, no meio daquela multidão de gente num sábado a noite num shopping ele se sentia como um boneco inflável, algo que para mim era tão normal, tão comum para ele estava sendo uma superação, no final de tudo ele se abriu pra mim e me contou que o problema dele era a depressão, mesmo eu já sabendo eu "me fiz" de que não sabia e disse que ia tentar ajudá-lo. Ele me dizia que se sentia normal, mas tinha dias que ele não tinha vontade mais de viver, ficou cinco meses sem sair de casa sem nenhuma comunicação com as pessoas que ele gostava. Comecei acompanhá-lo nos seus tratamentos, apresentei coisas novas e prazerosas para ele, e acabei virando uma pessoa que se importava com ele mais do que comigo mesma, sabia que ele precisava mais de cuidados do que eu. Eu consegui, sei que ele se esforçou muito e que sem ele ver que estava apenas se "matando" nada seria possível. Hoje ele sabe que as coisas ruins no fundo trazem coisas boas, não tem mal que não traga o bem, aprender a nunca parar a sua vida, aconteça o que for, se você para hoje o tempo continua, ele vai esperar você. Basta ter força e saber que as coisas vão passar e que mesmo que demore a alguém aparecer na sua vida como eu apareci na dele, não se desespere, você vai vencer o "cachorro preto".

E aqui vai uns dos melhores vídeos que já assisti em toda minha vida:



Nenhum comentário :

Postar um comentário